
11 out O Requinte e a Simplicidade do Estilo Escandinavo
Conheça a decoração com referências nórdicas, que une o tradicional e o moderno; Inspire-se com as nossas dicas
Tons claros, madeira e muitas ideias para aproveitar todos os espaços, é assim que funciona o estilo escandinavo. Com um ar clean, minimalista e um toque contemporâneo, a decoração escandinava deixou de ser tendência e veio para ficar.
O estilo surgiu no século XX no norte da Europa, em uma região conhecida como Escandinávia. Inspirado em referências nórdicas e na paisagem ao redor, tem forte influência do clima local, que conta com horas de escuridão e invernos prolongados. Por isso, os ambientes são amplos, com móveis minimalistas, a luminosidade natural é intensificada, há o uso preponderante de cores claras (com destaque para o branco), os objetos e artigos de decoração são simples e despojados e a madeira arremata com um toque rústico, que traz aconchego ao ambiente. Se você gosta do contraste entre o tradicional e o moderno, o estilo escandinavo é uma ótima opção.
É justamente a combinação e o equilíbrio entre aconchego, simplicidade e as formas contemporâneas, que traz o resultado que agrada tantas pessoas. A tendência para a ornamentação mínima e clean dentro do design escandinavo é também atraente para aqueles que tentam (ou até mesmo precisam) viver mais com menos. Se você também é um apreciador do estilo escandinavo em busca de novas maneiras de trazê-lo para dentro de casa, aqui estão algumas dicas para você colocar em prática.
- Uma cor que ajuda bastante na iluminação, é o branco. Para uma decoração escandinava use branco no branco no branco.
- Os estofados e tecidos geralmente são neutros e naturais. Linhos, algodão e lã são bem-vindos. Já as cores não fogem muito do padrão branco/bege, cinza, marrom e preto.
- A decoração escandinava costuma fazer referências a paisagens naturais, como lagos, montanhas e florestas. Portanto, as plantas devem fazer parte dos ambientes!
- Esqueça os excessos! Lembre-se que os ambientes escandinavos são limpos, alinhados, sem muita informação e cuidadosamente decorados.
- Procure incorporar linhas retas dentro da arquitetura e da mobília.
- Você não precisa esquecer totalmente as cores vibrantes, use-as em pontos estratégicos – escolha um móvel ou acessório – para dar destaque ao ambiente.
- Os detalhes importam. Por exemplo, as luminárias, sejam elas de chão, parede ou teto, no design escandinavo, tendem a ser simples, minimalistas e modernas, com formas bem definidas.
- Três componentes são a essência do design escandinavo: beleza, unidade e simplicidade. A utilização de materiais simples ajuda na elegância da construção do espaço.
- As janelas são extremamente importantes no design escandinavo, devido à valorização da luz natural. Muitas vezes, elas são o ponto focal do ambiente. Por isso, procure manter as janelas sem adornos, para dar entrada ao máximo de luz natural possível.
- O estilo escandinavo incorpora toques rústicos e industriais, como canos e dutos de fiação expostos. Que tal aderir à ideia?
- O estilo escandinavo pode ter variações mais modernas, quando misturado com detalhes mais contemporâneos e coloridos. Aqui as pop arts se encaixam perfeitamente.
- O uso de como couro, metal, tecidos naturais (linho, algodão, pele) e fibras é essencial para aprimorar a autenticidade de um espaço escandinavo.
O que achou das dicas? Você incorporaria o estilo escandinavo na decoração da sua casa? Deixe o seu comentário.