
21 mar Iluminação zenital: valorize o seu projeto com mais iluminação natural e menos consumo de energia

Não é de hoje que a iluminação é um elemento importante na história da arquitetura. Data que os templos religiosos mais antigos usavam luzes solares para criar efeitos visuais que simbolizavam o sagrado. As cúpulas traziam iluminação zenital – aquela que vem do céu.
Evidenciada nos últimos tempos como tendência projetual, sendo a grande aposta de destaque para 2022, as aberturas zenitais permitem que a iluminação natural entre no ambiente através do teto, agregando conceitos de sustentabilidade e beleza ao ambiente. A técnica contribui não só para criar uma ambiência interessante, mas como para reduzir o consumo de energia elétrica.
Muita utilizada em shoppings centers, a iluminação zenital é uma tendência, também, em residências e comércios. Os projetos que usufruem de iluminação natural contribuem de forma positiva para o meio ambiente e favorecem o bem estar dos usuários, pois a luz solar estimula a produção de vitamina D – necessária para a saúde dos ossos e da força muscular.

Hoje, a luz ganha novos conceitos atrelados à função. Conseguir criar ambientes dotados de efeitos cênicos a partir da luz natural é, também, criar uma arquitetura rica capaz de ampliar os espaços integrando-os à natureza.
