Lacasa | Cores do ano Pantone: quais são e como elas são escolhidas?
17397
post-template-default,single,single-post,postid-17397,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,paspartu_enabled,paspartu_on_bottom_fixed,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Cores do ano Pantone: quais são e como elas são escolhidas?

Cores do ano Pantone: quais são e como elas são escolhidas?

A Pantone é a principal empresa de cores do mundo, sediada em Nova Jersey, nos EUA, anualmente, ela elege a cor que será a protagonista das tendências de decoração, design e moda. Graças a sua tecnologia de ponta, a Pantone consegue prever as tendências anuais e reproduzir todas as cores existentes de forma precisa e única, ajudando toda a cadeia produtiva mundial, desde o designer até o revendedor e o consumidor final – que confiam no processo produtivo da empresa. Junto com a escolha da queridinha, ela lança guias e formulas ensinando como incorporá-la no dia a dia, com quais cores ela combina e as razões para amar a escolha. Inclusive, o PANTONE MATCHING SYSTEM, inventado pela empresa, é o melhor manual de cores padrões do mundo, que vem em formato de leque ou chip para ajudar os profissionais de todas as áreas a resolver problemas associados com cores.

O guia Pantone Matching System.

A escolha da Cor do Ano se iniciou nos anos 2000, e é um processo extenso feito por profissionais de áreas como psicologia, antropologia e arte, que com estudos anuais conseguem escolher o tom que representa o contexto de cada ano. A escolha da cor não é apenas baseada em tendências concretas, usáveis e palatáveis, é uma escolha simbólica, artística e emotiva, que reflete tudo que vem acontecendo, a cultura global e as expressões humanas.

Algumas cores representadas pela Pantone.

A cor escolhida é, portanto, uma decisão de como a Pantone pretende inspirar o mundo, elegendo um tom que defina os problemas e seja uma aliada do otimismo e das vitórias anuais da sociedade. Em 2020, por exemplo, a escolha do Classic Blue veio para inspirar calma, confiança e tranquilidade para entrarmos em uma nova década. Em 2021, após o mundo enfrentar uma situação singular e assustadora como foi a pandemia do novo Coronavírus, a Pantone decidiu eleger duas cores: Ultimate Gray (um tom de cinza) + Illuminating (um tom de amarelo), que, segundo eles, é “uma união de cores que traz a mensagem da força e da esperança, ambas eternas e inspiradoras”.

Alguns tons de amarelo da empresa.

Confira o nosso Blog para mais informações sobre as cores de 2021.