
21 mar Consumo consciente: porque o estilo vintage é uma tendência para 2022

A arquitetura contemporânea está diretamente associada ao conceito de sustentabilidade, visando a otimização de recursos e redução de resíduos. Recentemente, esse pensamento passou a integrar a arquitetura de interiores, inspirando o reaproveitamento de móveis e elementos antigos. Esse consumo consciente trouxe a estética vintage como uma forte tendência para 2022, a qual harmoniza elementos antigos e contemporâneos em um mesmo espaço. Entenda porque o incentivo do consumo consciente é tão importante e como renovar e utilizar peças antigas com muito estilo nas ambientações!

Uma boa ideia é fazer intervenções em alguns detalhes dos móveis, mantendo aspectos originais em conjunto com novas características contemporâneas. Mudança nos puxadores, estofamentos e combinação com bancadas, por exemplo, trazem uma nova cara para o móvel, sem alterar radicalmente o design original. Esse é um ótimo jeito de conservar a identidade vintage do mobiliário e ainda facilitar a harmonização com os demais elementos contemporâneos. Veja como a intervenção em alguns detalhes pode fazer toda a diferença!

O uso de elementos obsoletos para decoração de ambientes é uma verdadeira assinatura do estilo vintage. Objetos como rádios, televisores e máquinas de escrever, combinados com móveis e até mesmo revestimentos e estruturas antigas, são perfeitos para criar uma ambientação acolhedora e cheia de memórias.
Além da estética, alguns elementos podem ser também funcionais. É o caso de louças, luminárias, porta retratos, relógios, espelhos, alguns equipamentos eletrônicos, dentre muitos outros.
