Lacasa | Conheça melhor alguns estilos de decoração: Estilo Colonial
17493
post-template-default,single,single-post,postid-17493,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,paspartu_enabled,paspartu_on_bottom_fixed,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Conheça melhor alguns estilos de decoração: Estilo Colonial

Conheça melhor alguns estilos de decoração: Estilo Colonial

Hoje vamos falar sobre mais um estilo de decor como parte do conteúdo do blog LaCasa deste mês, dessa vez o Estilo Colonial. Como o nome já remete, este estilo está ligado à época colonial brasileira, desde o momento da chegada dos portugueses, em 1500, até à Independência, em 1822. Neste período aconteceu um boom de construções no eixo Bahia-Rio de Janeiro, inspiradas nas antigas construções europeias, e elas são quem definem o estilo Colonial, que tem sua base no choque de culturas que ocorreu nessa época entre os Portugueses, Indígenas Nativos, Ingleses, Holandeses e Espanhóis. Própria dos casarões e fazendas do século XIX, hoje em dia esse estilo continua vivo por meio de inspirações, com releituras e elementos inspirados nas construções clássicas coloniais e privilegiando o conforto.

Ambientes aconchegantes são essenciais para quem curte o decor colonial, com decorações que remetem a época e bastante uso de madeira rústica, ouro (não precisa ser necessariamente ouro, pode ser inspirado pela cor e textura do elemento), estampas e adornos que remetem ao espaço do campo, fazendas e sítios. Esse estilo tem voltado ao gosto do público, que talvez buscam um maior contato com a vida no campo, mesmo vivendo rodeado pela selva de pedra da cidade grande. O tom campestre e a atmosfera elegante e delicada do estilo Colonial proporcionam aconchego e sofisticação por meio do uso de materiais nobres como cerâmica, porcelana e renda, misturados com tecidos simples, criando um ar bucólico e histórico, como se o ambiente fosse um museu cheio de relíquias, momentos, memórias e história. Além disso, itens vitorianos e importados, advindos da Índia, da África do Sul ou da China também combinam e se misturam com os itens coloniais.

Para inserir esse estilo na sua casa, invista em objetos importados, únicos e valiosos, além de revestimentos claros, bastante cortinas, tapetes e almofadas estampadas, para os móveis, invista em peças vintage, de madeira escura e acabamento liso. Veja algumas fotos para você se inspirar:

Uma janela com inspiração colonial.
Conforto e aconchego são sinônimos do design colonial!
Um hall de entrada com inspiração colonial.
Móveis marrom são ótimos para uma inspiração colonial.
O estilo colonial é definido por muitas estampas.
Uma varanda com inspiração colonial.

Gostou? Fique por dentro do Blog LaCasa para mais dicas!